Lendo quadrinhos. Lendo imagens.
Você
já percebeu que estou usando quadrinhos como um recurso para a compreensão dos
conceitos aqui trabalhados. Como estamos falando de alfabetização visual, é
necessário treinar o olhar. Seria interessante que você voltasse as minhas
postagens anteriores e observasse os cenários, os objetos dispostos, os
personagens, nada ali está atoa, tudo foi meticulosamente pensado para passar
uma mensagem, um texto. Utilizei de cenários comuns à nós, um avatar “Pernalonga” para me representar, objetos que
rotineiramente levo para a sala de aula, posicionamento do corpo, dos alunos.
Com que intuito eu fiz tais escolhas? Por que utilizei tiras de quadrinhos? As
opções de criação destas tirinhas não as fazem apenas recursos didáticos, as
tornam também uma fonte imagética, do ponto de vista da História.
Faz-se necessário definir o que é quadrinho e o gênero tirinha. Quadrinhos
são a conjugação entre palavras e imagens em nome de uma narrativa. Essa
definição está presente nos dois grandes quadrinistas e teóricos sobre o
assunto, Will Eisner e Scott Mcloud. Estes divergem quando o assunto é a
intencionalidade do quadrinho. Eisner defende que os quadrinhos são arte,
próximos a literatura, assim a imagem fica à serviço da narrativa artística (o
que significaria mais liberdade). Já Mcloud, acredita que a intenção de
comunicação vem em primeiro lugar na questão, haveria sempre a necessidade de
produzir um efeito em quem lê/vê.
E
as tirinhas? As tirinhas são um gênero dos quadrinhos. Possuem de dois a cinco
quadros, nos quais são apresentadas pequenas histórias ou trechos de
séries.O teor de humor também é uma de suas características.
Muito interessante o teu conteúdo.
ResponderExcluir