Lendo quadrinhos. Lendo imagens.


Você já percebeu que estou usando quadrinhos como um recurso para a compreensão dos conceitos aqui trabalhados. Como estamos falando de alfabetização visual, é necessário treinar o olhar. Seria interessante que você voltasse as minhas postagens anteriores e observasse os cenários, os objetos dispostos, os personagens, nada ali está atoa, tudo foi meticulosamente pensado para passar uma mensagem, um texto. Utilizei de cenários comuns à nós, um avatar “Pernalongapara me representar, objetos que rotineiramente levo para a sala de aula, posicionamento do corpo, dos alunos. Com que intuito eu fiz tais escolhas? Por que utilizei tiras de quadrinhos? As opções de criação destas tirinhas não as fazem apenas recursos didáticos, as tornam também uma fonte imagética, do ponto de vista da História.
Faz-se necessário definir o que é quadrinho e o gênero tirinha. Quadrinhos são a conjugação entre palavras e imagens em nome de uma narrativa. Essa definição está presente nos dois grandes quadrinistas e teóricos sobre o assunto, Will Eisner e Scott Mcloud. Estes divergem quando o assunto é a intencionalidade do quadrinho. Eisner defende que os quadrinhos são arte, próximos a literatura, assim a imagem fica à serviço da narrativa artística (o que significaria mais liberdade). Já Mcloud, acredita que a intenção de comunicação vem em primeiro lugar na questão, haveria sempre a necessidade de produzir um efeito em quem lê/vê.
E as tirinhas? As tirinhas são um gênero dos quadrinhos. Possuem de dois a cinco quadros, nos quais são apresentadas pequenas histórias ou trechos de séries.O teor de humor também é uma de suas características.




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