Apresentação


Olá, queridos alunos! Como prometido a professora criou o blog sobre letramento/ alfabetização visual. Mas por que a professora fez isso? Bom, vivemos na era da imagem, do acontecimento-imagem, da imagem manipulada, da imagem intencional.
Para mostrar que não é exagero, basta lembrar aquele dia em que você estava triste e postou uma daquelas suas fotos “bafônicas”, “super  fotogênica” nas redes sociais, com aquelas frases de efeito. Houve aí um falseamento do seu estado emocional ou mesmo a foto serviu para te lembrar que esse momento vai passar. Para os outros, ficou aquela mensagem de que você é uma pessoa forte e decidida.
Outro exemplo do mundo-imagem é a quantidade de “selfs” que as pessoas tiram, “metade dos corpos” (só sai inteiro se for no espelho), já viajaram e curtiram muitas baladas por aí. De repente a balada nem estava boa, mas o que vale é a foto.
 E ainda temos as “danadas” das fake news, gerando confusões absurdas, utilizando-se de imagens que são descontextualizadas ou mesmo manipuladas por programas de edição, com o intuito de atacar pessoal ou politicamente alguém.
Deu para perceber o porquê?
Acredito que a escola, a educação formal, a sala de aula, a disciplina História, não podem estar desconectadas do mundo em que vivem nossos alunos. Os conhecimentos são dinâmicos, vão da escola para a sociedade e vem da sociedade para a escola. E o letramento visual é uma das ferramentas que posso trazer à vocês para auxiliar a leitura desse mundo em que vivem. Faz parte do meu papel como professora observadora e participe do mundo. Um sujeito histórico, que molda e é moldado pelo contexto.
Para nos ajudar em nossa tarefa, criei um avatar. Com vocês, a professora STEPHANY GALVÃO:


Comentários

Postar um comentário